_________________________________________________________________________________________

sexta-feira, 4 de março de 2011

Campanha da Fraternidade 2011

Na próxima quarta feira tem início o tempo quaresmal, com a celebração de cinzas. Quaresma é tempo de escuta da Palavra de Deus, de oração, de jejum e da prática da caridade como caminho de conversão, tendo como horizonte a celebração do Mistério Pascal de Jesus Cristo. Somos todos convidados a aproveitar esse tempo de graça valorizando os canais pelos quais esta graça se comunica: a oração, a participação nos sacramentos da penitência e da eucaristia, as práticas de devoção deste período, de modo muito especial a Via Sacra e o Santo Rosário.

No mundo em que vivemos, somos interpelados diariamente por tantos rostos sofredores, que clamam por nossa solidariedade. A Igreja Samaritana não pode passar adiante, na presença de tantos irmãos e irmãs que dela esperam acolhida fraterna, ombro amigo, mãos generosas, que os ajude em sua caminhada para o Pai.

Desde 1964 a Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB) convida a Igreja a refletir sobre situações e realidades que envolvem a vida de todas as pessoas durante o tempo quaresmal. Surgiu assim a Campanha da Fraternidade. Neste ano, a CNBB propõe que todas as pessoas de boa vontade olhem para a natureza e percebam como as mãos humanas estão contribuindo para o fenômeno do aquecimento global e as mudanças climáticas, com sérias ameaças para a vida em geral, e a vida humana em especial, sobretudo a dos mais pobres e vulneráveis. É nesse contexto que a CNBB propõe para 2011, a Campanha da Fraternidade com o tema “Fraternidade e a vida no planeta”, e com o lema a Palavra de São Paulo aos Romanos: “A criação geme em dores de parto”. (Rm 8,22)

Na medida em que cada cristão for capaz de vivenciar seriamente o seu batismo, a conversão não Será mais mera questão de retórica, mas será uma dimensão permanente em sua vida.

Aproveitemos este tempo forte para tomarmos consciência de que não somos donos da criação, mas colaboradores de Deus no seu plano criador. Cuidando da natureza, tornamos possível a continuidade da vida em nossa mãe terra.

Padre Valter Magno de Carvalho

Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Assunção

Nenhum comentário:

Postar um comentário