_________________________________________________________________________________________

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Mês das Vocações

AGOSTO, MÊS DAS VOCAÇÕES

No ano de 1981 a Conferência dos Bispos do Brasil instituiu o mês de agosto como mês das vocações. A cada ano a Igreja convida os fiéis a refletirem sobre um tema vocacional que desperte a atenção das comunidades para a realidade do chamado feito pelo Senhor e da resposta que cada pessoa é convidada a dar a Ele. Neste ano, o tema do mês vocacional é “anunciar a Palavra que gera a vida”. A cada domingo, dedicamos nossas orações e nossa atenção a uma das vocações: a vocação ao ministério sacerdotal, a vocação leiga e a vocação à vida religiosa.

Inicialmente, há um Deus que chama, que convoca e propõe algo de concreto: dar um sentido à própria existência, uma direção fundamental e única, idêntica para todas as vocações: a santidade como meta última. Deus nos convoca a sairmos do círculo egoísta de projetar a própria vida tendo como ponto de referência a si mesmo. Fomos criados, e a partir daí, chamados, vocacionados a orientarmos nossa existência como uma flecha que busca seu alvo. Nosso alvo é Deus.

Quem atinge este alvo, quem se deixa atrair poderosamente por esta meta, por este Alguém, que como poderoso imã nos puxa para si, será feliz, realizará sua vida, dando a ela um sentido plenificante. Quem errar esta meta estará destinado à frustração, ao desencanto de não chegar onde deveria.

Além disso, o chamado de Deus inclui a concretização no fazer da própria vida um dom, um serviço. Chega-se à meta definitiva através de um caminho concreto: ou oferecendo a própria existência para ser para os outros a presença do Cristo Bom Pastor através da vocação sacerdotal; ou vivendo a vocação leiga no meio das realidades humanas, quer constituindo através do Sacramento do Matrimônio, uma família fundada no amor, elevado por Cristo à dignidade de Sacramento, quer vivendo esta vocação leiga sem assumir o matrimônio, dedicando-se a alguma forma de serviço; ou então assumindo de forma absoluta, a vocação à vida religiosa, sendo sinal da presença de Cristo no meio da Igreja e do mundo, e vivendo a radicalidade dos conselhos do Evangelho: obediência, castidade e pobreza.

Assim, o mês vocacional quer nos chamar à reflexão para a importância da nossa vocação, descobrindo nosso papel e nosso compromisso com a Igreja e a sociedade. Reflexão que deve nos levar à ação, vivenciando no dia a dia o chamado que o Pai nos faz.

Que a celebração do mês vocacional nos traga as bênçãos de Deus para vivermos a nossa vocação sacerdotal, diaconal, religiosa ou leiga. Todas elas são importantes e indispensáveis. Todas elas levam à perfeição da caridade, que é a essência da vocação universal à santidade.

Padre Valter Magno de Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário