_________________________________________________________________________________________

sábado, 26 de novembro de 2011

ADVENTO

ADVENTO: DEUS VEIO, VEM E VIRÁ

Neste final de semana tem início o tempo do advento, novo ano da nossa liturgia. Com quatro semanas antecedendo o Natal do Senhor, o advento inicia este tempo novo na Igreja. Esse tempo nos prepara para acolher o Senhor que sempre vem, manifestando-se a nós. Essa manifestação se dá em dois aspectos: a manifestação em nossa carne ao nascer, que constitui sua primeira vinda, e sua manifestação gloriosa, no fim dos tempos, sua segunda vinda. Estes dois aspectos estão presentes na liturgia deste tempo especial da vida de nossas comunidades.

Neste período, estamos em ritmo mais intenso de espera e esperança, de cuidadosa vigilância, como uma noiva que se enfeita ansiosa e feliz para a chegada do seu amado, como um incansável vigia anseia pelo amanhecer, como a terra seca deseja ardentemente a chuva benfazeja para o germinar das sementes. Aguardamos hoje a chegado do Senhor, aguçando nossa sensibilidade para perceber os inúmeros sinais que revelam a transparência de Deus em nosso tempo, ainda tão conturbado, e em nossa realidade, ainda tão desumana, violenta e sofrida; sinais evidentes de distanciamento do projeto de vida para o qual todos fomos criados.

Abrindo-nos à contemplação do mistério da encarnação do Verbo, a liturgia vem ao encontro de nossa busca fundamental. Somos seres de desejo, inacabados, com sonhos de ser sempre mais e melhores, grávidos da utopia do Reino. O conjunto das celebrações do tempo do advento nos mantém acordados e vigilantes, buscando a perfeição, para que as múltiplas vindas do Senhor hoje nos encontrem irrepreensíveis e repletos dos frutos da justiça.

A mística do advento nos move também a cultivar uma atitude nova diante da realidade humana, intensifica nosso desejo de felicidade plena, de relações fraternas e verdadeiras e fortalece nossa vocação de testemunhas da esperança, superando todo pessimismo e desencantamento que nos possam abater.

A cada domingo se acende uma vela na liturgia, significando que a proximidade da chegada do Cristo vai iluminando o mundo, as realidades de trevas e a vida de cada batizado que aguarda ansioso que o Menino Jesus nasça novamente no coração das pessoas transformando suas vidas e a vida da humanidade inteira.

Portanto, neste tempo, somos convidados a proclamar profeticamente que o Senhor está chegando como libertador e seus sinais se manifestam diariamente nas lutas dos pobres e de todos os que com Ele se fazem solidários na busca de melhores condições de vida, de dignidade humana e de paz universal.

Fiquemos atentos, pois o Senhor virá, peçamos que seu Reino se estabeleça entre nós. Supliquemos: vem Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário